História Pastorais Movimentos Comunidades Clero Reflexão Semeando a Palavra Festa do Divino


CAMPANHA 10 MILHÕES DE ESTRELAS

O projeto 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade historicamente comprometida. Neste processo de construção coletiva, o projeto busca favorecer a sensibilização das consciências a respeito das questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoquem a solidariedade, formando uma constelação humana pela paz.

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promoveram ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. Depois, pelos demais países e pelo mundo todo, quando o projeto ganhou força e se espalhou a partir de 2003.

Foi desta forma que o empenho da confederação Cáritas recebeu visibilidade em favor da paz e da solidariedade. Pois, nestes anos todos, o principal propósito da ação sempre foi sensibilizar a população para a importância dos valores da solidariedade e da paz. 

O Brasil aderiu ao projeto em 2014, durante a campanha mundial da Cáritas Internacional, Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação. 

Em 2015, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou a população brasileira para o Ano da Paz, e o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz. Neste ano quase 90 mil velas foram acesas.

Ainda no Brasil, o ano de 2016 marcou a realização da terceira edição do projeto 10 Milhões Estrelas, e o gesto concreto que é acender a vela da paz da Noite de Natal, uniu em todo país 205 mil pessoas. Conectadas pela oração, famílias, Igrejas, instituições fizeram ressoar o sim pessoal e comunitário para um mundo mais justo e igualitário. 

Em 2017 e 2018, a constelação pela paz manteve sua jornada promovendo a comunhão no dia do Natal e buscando a revitalização da cultura do encontro. Assim, em 2019 o Projeto 10 milhões de Estrelas segue propondo  os encontros humanos, a solidariedade universal e a cultura de paz, especialmente entre as pessoas que vivem as consequências de uma ordem global desumana e pautada em uma cultura de exclusão.

A vela tem o custo unitário de R$ 5,00 (cinco reais) e pode ser adquirida na secretaria paroquial e na sacristia das comunidades.

fonte: caritas.org.br